Silhouette Model Maker
Silhouette América lançou o Silhouette Model Maker.
Um software educacional e fácil de usar, desenvolvido para quem deseja criar moldes 3D e converter para 2D para recorte e montagem.
O software ainda está na versão de testes, quem quiser conhecer pode fazer o
download aqui.
Mas também já esta disponível para compra por $49,99 doláres na loja da Silhouette América.
Como o software funciona?
Quem trabalha com a Silhouette sabe que para criar um objeto 3D é necessário se preocupar com todos os lados do objeto.
O software vem para facilitar essa criação. Com algumas formas prontas nele é possível criar uma caixa pirâmide, por exemplo, com apenas dois cliques:
Simples, rápido e prático.
Os detalhes de funcionamento de criação com certeza trarei mais pra frente em outro post, mas através dessa gif acredito que tenha sido mais fácil entender para que ele serve.
Vejam que a minha criação foi apenas do lado esquerdo da tela, e o próprio programa criou a versão 2D do lado direito.
É essa imagem que irei levar para corte na Silhouette e montagem depois.
O bacana é que ele já cria as áreas de colagem, então realmente torna-se tudo muito simples.
Primeiras Impressões
Para quem trabalha com processos de Edificações, por exemplo, existem softwares mais sofisticados no mercado, no entanto, para o ramo de papelaria, como eu disse acima, para quem usa a silhouette, o Model Maker acaba ganhando pela facilidade e praticidade.
Sabemos que a versão ainda é beta e esta bastante limitada.
Saliento que a versão gratuita não tem disponível a opção de salvar os projetos ou exportar, é apenas para teste e para conhecer a ferramenta.
Na versão paga, a exportação do projeto para o próprio Silhouette Studio, por enquanto, só pode ser feita no formato .svg, então será necessário que se tenha a versão paga do software Silhouette Studio, ou então, utilizar outro programa para conversão.
Também é possível o envio para corte direto do programa, para quem não tem a versão paga do Studio, poderá utilizar o envio para corte por ele.
Mas cabe ressaltar que, se for necessário qualquer adaptação, não será possível ser feito, pois para isso é necessária a exportação do arquivo.
Algo que é importante que saibam é que com a limitação inicial do software ainda não é possível criar formatos livres.
No entanto é possível controlar todas as medidas e ângulos deixando o arquivo regular.
Para quem deseja criar uma caixa e uma tampa separado, será necessário criar em dois projetos e depois fazer as devidas adaptações.
É possível inserir texturas em todas as partes (iguais ou diferentes) do molde.
O que achei bem curioso é que ele faz a exportação já com as texturas, coisa que não costuma acontecer em outros software.